CENTRO DE EMAGRECIMENTO FEMININO BY LARISSA LIMA

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Set 21

DESAFIO 737 - DIA 10

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Sabe quando você que quer emagrecer vai sair com seus amigos e mesmos em fome acaba comendo tudo o que eles comem? Ou quando você está estressada e não consegue controlar a vontade de comer?

Esses são apenas dois exemplos bem comuns relacionados a falta de gerenciamento do seu AUTOCONTROLE!

A capacidade de ter autocontrole é essencial não apenas para ter sucesso no emagrecimento, mas em qualquer área da vida. Walter Mischel, autor do livro O teste do marshmallow, dividiu o pensamento em duas formas de pensar:

1) O sistema emocional quente

2) O sistema cognitivo frio

 

O sistema quente, está relacionado ao sistema límbico, uma das estruturas mais antigas do nosso cérebro que regula os impulsos básicos essenciais para a nossa sobrevivência. Na maior parte do tempo, inclusive durante a nossa evolução, esse sistema é o nosso aliado, porém quando as situações precisam que calma e autocontrole, ele falha pois sempre busca por recompensas a curto prazo.

 

O sistema frio, está relacionado a parte cognitiva e racional do homem, ele se localiza no córtex pré-frontal (caso você queira saber) e evolui a medida que vamos crescendo. Ele é capaz de esperar por recompensas a longo prazo.

 

Para entender melhor, é só relacionar o sistema quente aos comportamentos de uma criança e o sistema frio aos de um adulto, já que ele só atinge a maturidade depois dos 20 anos.

 

Agora entenda porque estou explicando tudo isso para você que "apenas" quer saber o que fazer para emagrecer. Aprendendo como o seu cérebro funciona, você pode criar planos para aprender a usar esses sistemas ao seu favor para ter mais autocontrole.

A ferramenta quente e frio pode te ajudar a esquentar e esfriar as situações que estão relacionadas ao seu emagrecimento, como exemplos a seguir:

 

1) Para esfriar algo que é quente (ex: comer chocolate em excesso):

Crie um pensamento racional a respeito desse comportamento

"Embora o chocolate seja gostoso, ele é apenas um monte de açúcar misturado com gordura (veja esses elementos separados da forma pronta). Eu estou com vontade de comer açúcar com gordura? (pense no sabor desses elementos separados). Caso eu coma gordura e açúcar em excesso, o que pode acontecer comigo (reflita sobre todas as possibilidades)

 

2) Para esquentar algo frio (ex: fazer exercícios)

Quando seus sistema frio estiver ativo, como por exemplo quando ele raciocina que se você for fazer exercícios vai precisar pegar um engarrafamento para ir a academia, ou ficar cansada após o treino, relacione essa ação ao prazer e a recompensas imediatadas. Sim, a longo prazo fazer exercícios te trás benefícios, como o emagrecimento. Mas a curto prazo? Pense como isso pode te favorecer: Dormir melhor, mais disposição, melhorar o humor? E esquente essa situação!

 

3) Treine seu sistema quente e frio fazendo uma lista com 3 comportamentos que você precisa esquentar e esfriar, e comece a usar sua mente ao seu favor! No começo será mais complexo, mas com o treino você aprender a fazer isso rapidinho

 

Frase do dia: O Sucesso é treinável! - Joel Jota

 

 

 

 

 

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